sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Pão de Ló de Ovar

Ingredientes
1 panela de barro (+/- 25 cm de diâmetro)
1 folha de cartolina branca
1 folha de papel manteiga
Manteiga para untar

18 gemas
250 g de açúcar
100 g de farinha de trigo peneirada
4 claras batidas em neve

Modo de preparo
1- Forre (por dentro) 1 panela de barro (+/- 25 cm de diâmetro) com 1 folha de cartolina branca e acerte as bordas até a altura da panela e depois coloque 1 folha inteira de papel manteiga e unte-a com manteiga.
OBS: a cartolina é para dar firmeza, proteger o fundo do pão-de-ló e não queimar e para que o meio do pão-de-ló fique cremoso. Reserve.
OBS: A panela (que também pode ser de alumínio) tem que ter bordas altas, pois o pão-de-ló cresce muito e com as bordas altas ele não vai derramar durante o cozimento.
2- Numa batedeira coloquem 18 gemas, 250 g de açúcar e bata em velocidade alta por 20 minutos (ou até que dobre de volume e fique um creme esbranquiçado com textura de marsmalow). Desligue a batedeira e polvilhe 100 g de farinha de trigo peneirada e ligue novamente a batedeira apenas para misturar os ingredientes.
3 - Acrescente 4 claras batidas em neve e misture com auxilio de um garfo. Transfira a massa para a panela (reservada acima) e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 30 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Por cima ficará uma camada bem fina e dourada e por dentro como se fosse um pudim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário