sábado, 28 de julho de 2012

Tipos de creme de leite De caixa, lata, light, fresco ... Sabia quais as diferencias entre eles!


De caixinha
O creme de caixa normal tem 20% de gordura. É claro e homogêneo por ser esterilizado através de um processo rápido e de alta temperatura, conhecido com UHT. É adicionado de estabilizantes que evitam a separação do soro.
É muito utilizado em musses, ganaches, calda de caramelo e cremes. Não deve fervido para não talha.
De lata (meu favorito)
Tem aspecto menos homogêneo e mais escuro que o de caixinha, pois é esterilizado através de um processo mais lento. Também em media 20% de gordura, mas permite a separação do soro. Por isso, é bastante utilizado em receitas que exigem um resultado mais firme, como pavês e tortas doces, entre outras. Também talha ao ser fervido.
Light
Tem entre 15% a 25% menos gordura em comparação ao creme de leite normal. É vendido em caixinha ou em lata e pose ser substituir o creme normal em qualquer tipo de preparo. Mas fique atenta: por oferecer menos gordura, ele deixa a receita menos consistente.
Fresco
Esse tipo de creme de leite possui em média 35% de gordura. É claro e liso e deve ser mantido sob refrigeração, pois tem prazo de validade mais curto. Pode ser usado em vários tipos de preparação, com a vantagem de poder ser fervido sem talhar. É o único tipo de creme de leite que bate o chantilly verdadeiro, já que fica refrigerado e, por isso, incorpora ar com mais facilidade.
Soja
Um produto de origem vegetal e, por isso, não apresenta colesterol ou lactose. Pode ser usado em todas as receitas e é indicado para quem tem alergia ou intolerância à lactose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário